Programa da CCGL Aumenta Remuneração por Qualidade do Leite na Fase 3

Programa da CCGL Aumenta Remuneração por Qualidade do Leite na Fase 3

A partir de outubro de 2024, o Programa Mais Sólidos, Maior Valor da Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL) entrará na Fase 3, trazendo um importante reajuste no modelo de remuneração dos produtores de leite. O percentual de acréscimo no pagamento, que era de 20%, passará para 30%, reforçando o compromisso da cooperativa com a valorização da qualidade e dos sólidos no leite, como gordura e proteína.

Lançado em 2022, o programa inovou o modelo de pagamento no Brasil ao remunerar os produtores não apenas pelo volume de leite, mas também pelos quilos de gordura e proteína fornecidos. O objetivo é incentivar a produção de leite com maior rendimento industrial e qualidade superior. A Coordenadora de Projetos da CCGL, Dra. Natália Marins Bastos, destacou os benefícios da nova fase para os cooperados.

"O Programa Mais Sólidos busca valorizar os esforços dos produtores que investem em produtividade e qualidade do leite, resultando em maior rendimento industrial. Trata-se de um modelo de pagamento inovador no Brasil, que remunera o produtor pelos quilogramas de gordura e proteína fornecidos durante o mês e também considera a contagem de células somáticas (CCS), fator relacionado à qualidade do produto", explicou.

O suporte técnico oferecido pela CCGL é fundamental para o sucesso do programa. "Temos um corpo técnico especializado que auxilia os produtores a identificar fatores que influenciam a produção de gordura e proteína, aumentando a produção de leite e reduzindo a CCS. Desde o bem-estar animal e consumo de dieta até a produção de volumosos e fertilidade do solo. O objetivo é otimizar a produção", reforçou Natália.

Com o reajuste para 30%, os produtores terão um incentivo financeiro ainda maior, refletido no preço final do leite. "Já temos produtores que, com 20% da remuneração incidindo sobre sólidos, recebem cerca de 20 centavos a mais por litro. Agora, com o aumento para 30%, esperamos resultados ainda mais positivos", acrescentou.

O Programa Mais Sólidos, Maior Valor segue sua trajetória de evolução, impulsionando a sustentabilidade e a lucratividade dos produtores cooperados. "Nosso objetivo desde o início foi aumentar progressivamente o peso do pagamento por sólidos. Agora, com essa nova fase, estamos dando mais um passo firme em direção a um leite de maior qualidade", concluiu Natália.

Para mais informações sobre o programa e como participar dessa nova fase, os produtores devem entrar em contato com o técnico responsável no sistema CCGL.

 

Com informações da CCGL

Escrito por: Paulinho Barcelos/ Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta