XI Sul Leite 2025 reúne mais de 240 participantes com dois dias de inovação e conhecimento

XI Sul Leite 2025 reúne mais de 240 participantes com dois dias de inovação e conhecimento

 

Por Brenda Scherer | Assistente Técnica de campo e Claudia Maciel | Secretária Executiva

   

  A 11ª edição do Simpósio sobre a Sustentabilidade  da Pecuária Leiteira na Região Sul do Brasil (Sul  Leite) foi realizada nos dias 16 e 17 de outubro de  2025, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O  evento, organizado pelo grupo de pesquisa NUPEL, reuniu estudantes, pesquisadores, produtores de leite e profissionais de diferentes áreas interessados em debater e trocar informações sobre sustentabilidade na pecuária leiteira, manejo nutricional e reprodutivo, sistemas de produção e qualidade do leite.

 Com renomados especialistas em sua programação, o XI Sul Leite consolidou-se como um dos eventos mais relevantes da cadeia produtiva do leite na região Sul do Brasil. A edição contou com 77 trabalhos científicos apresentados, além de palestras e discussões voltadas à sustentabilidade e competitividade da produção leiteira.

O superintendente da APCBRH, Altair Antonio Valloto, ministrou uma palestra sobre gestão de recursos genéticos aplicados a fazendas de gado leiteiro, destacando que o uso desses recursos é um poderoso aliado da pecuária leiteira, proporcionando diversos benefícios que resultam em maior eficiência, produtividade e lucratividade para os produtores.

Durante o evento, o Professor Doutor Geraldo Tadeu dos Santos, docente sênior do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ) da UEM e uma das figuras mais respeitadas na área, foi homenageado por sua trajetória, dedicação e contribuição científica. A homenagem foi conduzida pela Profa. Dra. Magali Soares dos Santos Pozza, do Departamento de Zootecnia da UEM e coordenadora do evento, que ressaltou o importante papel do professor como um dos idealizadores do Sul Leite.

Na ocasião, a APCBRH entregou ao professor uma vaca modelo True-Type, em reconhecimento à sua valiosa atuação junto à entidade e às suas inúmeras pesquisas em prol da pecuária leiteira.

 

Encerrando com boas perspectivas, foi confirmada uma nova edição do evento para 2026, reforçando o compromisso do Sul Leite com a inovação, sustentabilidade e fortalecimento do setor leiteiro no Sul do Brasil.