PCR Mastite

PCR Mastite

A mastite é uma das doenças de maior impacto econômico na produção leiteira. Ocasiona perdas produtivas, custos com tratamento, descarte de animais e influencia a qualidade do leite.

A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real é um método de ensaio laboratorial utilizado para identificar a presença de material genético em amostras biológicas. Por meio dessa metodologia podemos identificar o material genético, ou seja, o DNA das bactérias presentes no leite, realizando um diagnóstico preciso dos agentes infecciosos presentes no tanque, pool ou no leite individual de animais.

A mastite pode ser causada por uma variedade de agentes patogênicos, como bactérias e leveduras, de diferentes gêneros, que podem estar presentes nos animais, ambientes, equipamentos, mãos dos ordenhadores, utensílios. De acordo com a fonte destes microrganismos, a mastite pode ser classificada em ambiental ou contagiosa.

A doença pode ser classificada ainda em mastite clínica ou subclínica, de acordo com a forma de apresentação do quadro clínico.

O monitoramento dos agentes causadores de mastite no leite é importante na prevenção e diagnóstico da doença, identificando precocemente os animais infectados com quadro subclínico e determinando precisamente o agente causador das mastites crônicas e clínicas.

Utilizando o Painel de PCR Mastite para a prevenção e controle da mastite, tem-se uma ferramenta de diagnóstico rápida e precisa, possibilitando a realização de diferentes manejos de controles na propriedade, como a formação de lotes de animais em tratamento, análises de tanque para monitoramento de rotina e acompanhamento individual de animais com mastite recorrente.

O Painel de PCR Mastite da APCBRH permite a análise de amostras detectando até 16 patógenos causadores de mastite e genes de resistência a antibióticos. Os resultados são emitidos em até 24 horas da chegada da amostra ao Laboratório de Diagnóstico e Sanidade.

Dentre os agentes patogênicos que podem ser analisados encontram-se: Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, Mycoplasma bovis, Streptococcus uberis, Staphylococcus spp., Gene de resistência a β-lactâmicos, Streptococcus dysgalactiae, E. coli/Shigella spp., Enterococcus spp., Klebsiella spp., Trueperella pyogenes, Prototheca spp., Mycoplasma spp., Pseudomonas aeruginosa, Corynebacterium bovis, Leveduras, Estafilococos Coagulase Negativa (CNS), Mycoplasma spp., Lactococcus lactis, Enterobactericea, Streptococcus spp., Pseudomonas spp., Bacilus/Clostridium spp. Consulte os agentes disponíveis e valores por meio dos nossos canais de atendimento.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, estaremos à disposição para atendê-los.

 

ASSOCIE-SE

Quer saber mais?

Fale com a APCBRH!

(41) 2105-1733