Diagnóstico de Prenhez
O que é
É um teste realizado através de amostra de leite que permite identificar se um animal está prenhe ou vazio. O teste detecta a presença de glicoproteínas associadas a prenhez (GAP) presentes no leite. Quando a vaca fica prenhe, passa a produzir estas proteínas em níveis mais elevados, podendo ser identificadas no leite a partir do 28° dia de gestação.
Confiabilidade
Medir a concentração desta proteína é uma forma segura de confirmar a prenhez no animal. No caso do teste de prenhez, estudos demonstram uma sensibilidade de 98,8% e especificidade de 97.4%. O desempenho do teste de GAP é uma ferramenta importante e confiável para produtores e veterinários buscarem eficiência para obter o sucesso desejado nos programas reprodutivos de rebanhos leiteiros.
Reprodução nos rebanhos leiteiros
A perda de prenhez é comum e gera inúmeros prejuízos econômicos. A perda do feto geralmente ocorre até os 98 dias de gestão. Esta fase inicial da gestação é considerada o período crítico, em que ocorrem as maiores perdas, afetando diretamente a eficiência reprodutiva do rebanho. Por isso, torna-se imprescindível a detecção precoce de animais vazios num programa reprodutivo eficiente, para que possam ser tomadas ações efetivas.
O teste de prenhez foi desenvolvido como uma ferramenta de aprimoramento de programas reprodutivos, para a identificação precoce de vacas prenhas (28 dias de gestão), além de servir para reconfirmar a prenhez e auxiliar os médicos veterinários responsáveis pelo programa de reprodução de sua propriedade. Esta tecnologia se mostra como mais uma ferramenta indispensável para qualquer profissional e produtor que deseja obter resultados zootécnico-econômicos satisfatórios.
Quais os benefícios do diagnóstico de prenhez no leite?
Evita perdas na produção de leite, menos manejo dos animais, menor estresse
Comodidade e praticidade, o leite pode ser coletado durante a ordenha
Otimização da mão de obra da propriedade
Identificação de vacas vazias com maior rapidez e eficiência
Otimização do tempo do profissional de assistência técnica
Aumento da eficiência do manejo reprodutivo, propiciando a redução doscustos e perdas financeiras
Quais os benefícios do monitoramento para apropriedade?
Maiores taxas de prenhez e número de bezerros nascidos
Menor custo de reposição
Mais disponibilidade de animais para comercialização, resultando em maiorrentabilidade
Maior desempenho reprodutivo (menores intervalos entre partos e maiores taxas de prenhez)
Exemplo: protocolo para utilização do teste de prenhez no leite em três etapas (dias: 28 | 42 | 210)